domingo, 25 de dezembro de 2011
Luzia do Couto Gamito*
Muito se diz sobre esta tão sublime data que se aproxima, mas se vê que a mesma vem ao longo dos séculos perdendo o seu real valor e significado. Com o tempo o Natal transformou o seu significado perante a sociedade. O nascimento do Cristo, a renovação da fé, o momento de se repensar as atitudes, acabou se tornando o grande momento, o ápice do ano capitalista.
Quando se entra em qualquer loja, seja uma pequenina de uma cidade do interior ou numa mega loja de um grande shopping de uma megalópole tudo o que se vê remete ao consumismo, aos presentes que o “Papai Noel, o bom velhinho” trará para aquelas crianças que foram boazinhas durante todo o ano. Em alguma dessas lojas que você por ventura entrou, ouviu ou mesmo viu alguma menção ao nascimento de Jesus Cristo? Pode-se afirmar quase em sua totalidade que não.
Em que momento da historia isso mudou? Em que momento o espiritual deu lugar ao material? Em que momento as pessoas se “venderam” ao que é imposto pelas mídias, pelo poder capitalista? Será que existe volta? Será possível em algum momento reverter isso? Ou as futuras gerações continuarão iludidas com o bom velhinho que lhes trará um bom presente se forem boazinhas? Ao invés de esperarem pelo Filho de Deus que vai nascer e que ao contrário do bom velhinho que traz presentes, Ele traz a possibilidade real de vida eterna.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
VISITA DE DOM EMANUEL
Um dia claro e limpo, contrariando as expectativas de chuva, o nosso pastor Dom Emanuel Messias de Oliveira veio à Conceição de Ipanema para a sua 1ª Visita Episopal à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em 30 de novembro de 2011.
Apesar da chuva constante nos últimos dias, o dia claro possibilitou que muitos paroquianos da zona rural pudessem se deslocar para a cidade para receber dom Emanuel, que foi recebido pelos fiéis numa das entradas da cidade, onde recebeu num ato simbólico das mãos do prefeito de Conceição de Ipanema, senhor Willfrid Saar, a chave da cidade.
Partindo desse ponto dom Emanuel, padre Roberto Carlos Vilela, pároco de Conceição de Ipanema, e a multidão de fiés seguiram em procissão. Dom Emanuel foi saudado pelas pessoas no percurso e pelas crianças no morro da Matriz Nossa Senhora da Conceição onde as 19:30 teve inicio a Santa Missa de abertura da novena da padroeira.
Logo no início padre Roberto fez uma homenagem a dom Emanuel e em seguida foi feito pelos jovens uma coroação a Nossa Senhora da Conceição. Durante a homilia, dom Emanuel falou por várias vezes sobre São André, e sobre se colocar a serviço, ser servo, e assim como Maria que assume a missão de trazer ao mundo o Salvador ( “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra.” Lc 1,39 ). Numa missa emocionante, com a matriz lotada, dom Emanuel agradeceu aos presentes pela calorosa acolhida.
Logo após a missa houve uma mesa da partilha, onde todos puderam confraternizar a alegria e a importância deste momento para a paróquia.
SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL
VISITAM DIOCESE DE CARATINGA
O dia 23 de novembro de 2011 foi uma data marcante para a juventude da Diocese de Caratinga, pois passou pela diocese a Cruz dos Jovens (ou Cruz da Jornada Mundial da Juventude, JMJ ) e o Ícone de Nossa Senhora.
Numa tarde chuvosa os jovens da forania de Manhuaçu e alguns das forania de Ipanema receberam a Cruz e o Ícone, numa caminhada rumo à igreja Matriz de São Lourenço, em Manhuaçu, que já esperava lotada. Ao som de “No peito eu levo uma cruz” do Pe. Zezinho, hino da JMJ 2013 que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro a Cruz e o Ícone entraram igreja adentro.
Durante a missa muitos jovens não se desgrudaram da cruz. Ao fim da missa todos puderam ter a chance de tocar a cruz. A emoção entre os jovens presentes podia ser percebida em seus rostos e no brilho de seus olhos ao contemplar estes dois símbolos de fé
Assinar:
Postagens (Atom)