terça-feira, 17 de maio de 2011

Internet

COORDERNADOR DO CURSO DISPONIBILIZA
 APOSTILA DE TEOLOGIA POPULAR NA INTERNET




Desde 1º de agosto de 2009, preocupado com a formação catequética da liderança da paróquia de Conceição de Ipanema, padre Roberto Carlos Vilela mantém um curso de teologia que é ministrado bimestralmente no Salão Paroquial. O pároco percebeu que muitos líderes de comunidades precisavam de um aprofundamento de pontos fundamentais da fé, e então, convidou o ex-seminarista José Aristides da Silva Gamito para ministrar o curso.
Imediatamente, o projeto foi chamado de Curso de Teologia Popular porque a proposta dos organizadores seria socializar o saber teológico através de uma linguagem acessível a todos. As reações foram muito positivas. “Eu não perco um encontro. A gente aprende coisas que nós nunca tivemos oportunidade de aprender”, comentou dona Maria Helena Vieira no intervalo de um dos encontros. As professoras Cleuza Dias Assis Bernardes e Sandra Aparecida Pereira disseram que o conhecimento da teologia é muito útil para a profissão que exercem.
A partir de 2010, o estudo foi integrado à pauta da reunião do CPP. Muitos investimentos foram feitos para atingir mais pessoas e de uma forma melhor, desde a elaboração de materiais didáticos até a capacitação do responsável pelo curso. José Aristides complementou seus estudos pela Faculdade de Educação Teológica e recebeu seu diploma de bacharel em Teologia. Todo o material didático está disponível gratuitamente na internet.
A apostila intitulada “Curso de Teologia Popular: Uma proposta de teologia para todos”, de 54 páginas, pode ser baixada através do link: http://www.4shared.com/document/GZKrj90k/Curso_de_Teologia_Popular_-_Jo.html. Outras questões não abordadas na apostila podem ser acessadas no blog http://teologiapopular.blogspot.com. Um CD de áudio sobre o tema também foi gravado no estúdio da Rádio Luzlândia FM, mas ainda não está disponível para todos. E o projeto não pára por aí. O próximo encontro está marcado para o dia 4 de junho.

0 comentários:

Postar um comentário